Indivíduo social e formação humana: fundamentos ontológicos de uma educação ambiental crítica
Palavras-chave:
ontologia – formação humana – indivíduo social – educação ambiental críticaResumo
RESUMO Objetivamos com esse ensaio discorrer sobre as categorias indivíduo e formação humana em uma leitura ontológica do ser social. A principal motivação para tal elaboração teórica está na constatação de que o discurso hegemônico na educação ambiental elabora seus argumentos e proposições pedagógicas com base em uma concepção de indivíduo dissociado das relações sociais, e de educação sem mediações com as relações de produção e a organização da sociedade. Na argumentação formulada, discorremos sobre a relevância da ontologia marxiana para a construção de uma educação ambiental que critique o fetiche da individualidade e a idealização da educação no enfrentamento dos dilemas societários, e reafirme a validade da perspectiva transformadora das relações alienadas no capitalismo. Palavras-chave: ontologia – formação humana – indivíduo social – educação ambiental críticaDownloads
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Publicado
2016-11-04
Como Citar
Loureiro, C. F. B., & Silva Neto, J. G. da. (2016). Indivíduo social e formação humana: fundamentos ontológicos de uma educação ambiental crítica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 41–58. Recuperado de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/6089
Edição
Seção
Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental