Relação das Escolas de Tabaporã/ MT com a Conservação da Amazônia e do Cerrado

Autores

  • Rubia Maria Magayevski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim
  • Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim
  • Rogerio Luis Cansian Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Currículo Escolar. Conservação.

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a relação da escola do município de Tabaporã, situado no Mato Grosso, com a conservação da Amazônia e do Cerrado, através do mapeamento dos conteúdos e práticas de Educação Ambiental relacionadas a estes biomas. Caracteriza-se como uma pesquisa diagnóstico-avaliativa, que integra a abordagem qualitativa à abordagem quantitativa. Foram analisados os projetos pedagógicos das escolas e os Planos de Ensino das disciplinas oferecidas pelas escolas de 6° ao 9° ano e realizadas entrevistas com os docentes. Constata-se que é um desafio para as escolas incluir nos currículos conhecimentos voltados ao reconhecimento e à valorização da experiência do aluno e da cultura local associada ao Cerrado e à Amazônia, contribuindo para os estudantes construírem identidades afirmativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubia Maria Magayevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Mestre em Ecologia, Departamento de Ciências Biológicas, Área: Ecologia

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Doutora em Ecologia. Professora do Departamento de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia – (URI) – Campus de Erechim/RS

Rogerio Luis Cansian, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Professor do Departamento de Ciências Agrárias e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia e Engenharia de Alimentos – (URI) – Campus de Erechim/ RS

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

Magayevski, R. M., Zakrzevski, S. B. B., & Cansian, R. L. (2014). Relação das Escolas de Tabaporã/ MT com a Conservação da Amazônia e do Cerrado. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 105–120. Recuperado de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/3866

Edição

Seção

Artigos