A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais

um estudo realizado com diretores de unidades escolares no sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16490

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Diretor escolar, Ensino Fundamental, Anos iniciais

Resumo

The environmental theme and the educational process in municipal schools: a study carried out with directors of school units in the south of Minas Gerais

Esse trabalho apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar e analisar as compreensões que diretoras, de unidades escolares municipais do ensino fundamental anos iniciais, elaboram sobre a temática ambiental e o processo educativo. Obtivemos dados a partir de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com as diretoras. Os dados foram analisados tendo como orientação a técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as compreensões das diretoras sobre temática ambiental influenciam processos decisórios sobre a temática ambiental e o processo educativo que ocorrem nas escolas. Importante mencionar que, de um modo geral, em se tratando das grandes tendências pedagógicas, as compreensões das diretoras se aproximam do que a literatura especializada denomina como perspectiva conservadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisandra Aparecida Silva Fernandes, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Itajubá (FEPI-2002), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-2023), desde 2021é integrante do grupo de estudo e pesquisa A Temática Ambiental e o Processo Educativo na UNIFEI. Atua como professora de ciências no ensino fundamental anos finais e ensino médio na Escola Estadual Antônio Carlos. E-mail: elisandra.afernandes@gmail.com

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001), doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Desde 2008 é professor e pesquisador na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. E-mail: lufesilva@unifei.edu.br

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. Lisboa. Portugal, 2016.

BARROS, A. J. P; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 3ª edição. São Paulo, 2007.

BRASIL. M. M. A. Lei n. 9.795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321>. Acesso em: 22 out. 2022.

CARVALHO, L. M.; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cadernos CEDES [online]. 2009, v. 29, n. 77, pp. 13-27. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000100002>. Acessado em: 10 de setembro de 2021.

FRACALANZA, H. As pesquisas sobre educação ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. Pesquisa em educação ambiental: pensamentos e reflexões, p. 55-77, 2004.

LAYRARGUES, P. P. Políticas públicas para a educação ambiental no processo de gestão ambiental participativa: atores sociais para a construção da sociedade justa e sustentável. Cidadania e meio ambiente. Salvador: CRA, p. 59-71, 2003.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEFF, H. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11 ed., 5 reimp., Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

LEITE, D. A. R. A temática ambiental na formação inicial de professores: análise de cursos de Licenciatura em Física de Instituições de Ensino Superior localizadas no estado de São Paulo. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/181933>. Acesso em: 20 out. 2022.

LÜCK, H. et al. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, v. 1, 2009.

MARQUES, L. Capitalismo e colapso ambiental. 2 Ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

MAULIN, G. A educação ambiental e a cidade: um espaço em construção? Revista Interações, p. 67p.-90p., 2009.

PÁDUA, S.; TABANEZ, M. Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.

PITANGA, Â. F. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável e educação em química verde:(re) pensando paradigmas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 141-159, 2016.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez. 2007.

SANTOS, V.M. A educação ambiental como prática da gestão escolar no ensino fundamental. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade de Évora.

SORRENTINO, M. Vinte anos de Tbilisi, cinco da Rio-92: a Educação Ambiental no Brasil. Debates socioambientais. São Paulo: CEDEC, Ano II, Nº 7 (3-5), jun./set. 1997.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Aparecida Silva Fernandes, E., & Fernandes Silva, L. (2024). A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais: um estudo realizado com diretores de unidades escolares no sul de Minas Gerais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16490