A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais
um estudo realizado com diretores de unidades escolares no sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16490Palavras-chave:
Educação Ambiental, Diretor escolar, Ensino Fundamental, Anos iniciaisResumo
The environmental theme and the educational process in municipal schools: a study carried out with directors of school units in the south of Minas Gerais
Esse trabalho apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar e analisar as compreensões que diretoras, de unidades escolares municipais do ensino fundamental anos iniciais, elaboram sobre a temática ambiental e o processo educativo. Obtivemos dados a partir de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com as diretoras. Os dados foram analisados tendo como orientação a técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as compreensões das diretoras sobre temática ambiental influenciam processos decisórios sobre a temática ambiental e o processo educativo que ocorrem nas escolas. Importante mencionar que, de um modo geral, em se tratando das grandes tendências pedagógicas, as compreensões das diretoras se aproximam do que a literatura especializada denomina como perspectiva conservadora.
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