A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais

um estudo realizado com diretores de unidades escolares no sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16490

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Diretor escolar, Ensino Fundamental, Anos iniciais

Resumo

The environmental theme and the educational process in municipal schools: a study carried out with directors of school units in the south of Minas Gerais

Esse trabalho apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar e analisar as compreensões que diretoras, de unidades escolares municipais do ensino fundamental anos iniciais, elaboram sobre a temática ambiental e o processo educativo. Obtivemos dados a partir de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com as diretoras. Os dados foram analisados tendo como orientação a técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as compreensões das diretoras sobre temática ambiental influenciam processos decisórios sobre a temática ambiental e o processo educativo que ocorrem nas escolas. Importante mencionar que, de um modo geral, em se tratando das grandes tendências pedagógicas, as compreensões das diretoras se aproximam do que a literatura especializada denomina como perspectiva conservadora.

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Biografia do Autor

Elisandra Aparecida Silva Fernandes, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Itajubá (FEPI-2002), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-2023), desde 2021é integrante do grupo de estudo e pesquisa A Temática Ambiental e o Processo Educativo na UNIFEI. Atua como professora de ciências no ensino fundamental anos finais e ensino médio na Escola Estadual Antônio Carlos. E-mail: elisandra.afernandes@gmail.com

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001), doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Desde 2008 é professor e pesquisador na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. E-mail: lufesilva@unifei.edu.br

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Aparecida Silva Fernandes, E., & Fernandes Silva, L. (2024). A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais: um estudo realizado com diretores de unidades escolares no sul de Minas Gerais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16490