Parques na estratégia de educação ambiental

pertencimento e cuidados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16218

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Pesquisa-ação, Políticas Públicas, Território, Educação Ambiental

Resumo

Parks in the environmental education strategy: belonging and care

Esta pesquisa se realizou no âmbito da Rede Araucárias de Educação Ambiental, enfatizando estratégias de educação ambiental. Ao investigar uma atividade de fomento de relações de pertencimento objetiva-se identificar as contribuições de uma prática experiencial em relação à formação e à formulação de políticas de Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação compreendendo fases de ações processuais, bem como rodas de conversas e questionários aplicados. A atividade despertou o sentido de pertencimento, razão pela qual ocorre a reformulação de práticas pedagógicas. O empreendimento ressignificou ao gerar reflexões para entender a educação ambiental como parte fundamental ou ferramenta de mediação onde a política pública se realiza.

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Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

Doutor em Sociologia, Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade – PPGAS da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) aloisioruscheinsky@gmail.com.

 

Rosmarie Reinher, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Hortências, São Francisco de Paula,

Doutora em Ciências Sociais, Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade – PPGAS da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), rosereinehr@gmail.com.

Jussara I. Padilha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), EMEF Presidente Castelo Branco/SFP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Docente na E.M.E.F. Presidente Castelo Branco/São Francisco de Paula, ju306padilha@hotmail.com.

 

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Ruscheinsky, A., Reinher, R., & Padilha, J. I. (2024). Parques na estratégia de educação ambiental: pertencimento e cuidados . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16218