Do positivismo ao pensamento inter e transdisciplinar

um percurso marcado pela influência das transformações sociais de produção na educação

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Kleber Netto Fonseca Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0001-8814-3900

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14994

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Positivismo, Educação, Relações sociais de produção

Resumo

Positivism to inter- and transdisciplinary thought: a path marked by the influence of social transformations of production in education

O entendimento a respeito das abordagens inter e transdisciplinar provém de uma concepção ampla e profunda das ciências, de forma que impacta a educação. Assim pensando, considera-se que todo conhecimento só será reconhecido, se houver um caráter transformador, ou seja, quando cumpre a função de reflexão sobre a realidade concreta e preencha os estágios formativos construídos por meio dos valores inerentes ao ser humano. Assim pensando, este artigo pretende contribuir para a discussão sobre as possibilidades das concepções inter e transdisciplinares aplicadas à ciência e a educação contribuírem para a superação dos entraves oriundos do pensamento positivista, que, muitas vezes, serviu para justificar as imposições das transformações sociais de produção. Neste sentido propõe-se a analisar o vínculo entre inter e transdisciplinaridade, educação e relações sociais de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Kleber Netto Fonseca, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera. Pós-graduado em Análise de Sistemas pela UFMG. Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos pela PUC-MG. Professor do ensino superior disciplinas da área TI. Qualificação profissional: Habilidades didáticas. Domínio das disciplinas da área da tecnologia da informação. Analista de sistemas sênior. Facilidade de comunicação, interpretação e abstração. Capacidade de organização, planejamento e controle das atividades. Coordenação de equipe técnica e atuação como líder de projeto.

Referências

ALVARENGA, A. T. de; SOMMERMAN, A.; ALVAREZ, A. M. D. S.; Congressos Internacionais sobre Transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de ideias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e sociedade, v. 14, n. 3, p. 9–29, 2005.

BERGER, R. et al. Comunicado final. Congresso Ciência e Tradição: Perspectivas Transdisciplinares para o século XXI Paris, Anais, UNESCO, 2-6 de dezembro de 1991. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/Congresso_Ciencia_Tradicao_1991.pdf. Acesso em: 27/04/2019

BOURDIEU, P; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. São Paulo: F. Alves, 1987.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CIURANA, Emílio Complexidade: elementos para uma definição. In: CARVALHO, E. de A.; MENDONÇA, T. (Org.). Ensaios de complexidade 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2003.

COIMBRA, A. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. p. 52–70, 2000.

CURY, C. R. J. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez. 1979.

DENCKER, A. d. F. M. Pesquisa e Interdisciplinaridade no Ensino Superior. São Paulo: Aleph, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. Carta da transdisciplinaridade. Portugal, Convento de Arrábia, 1994. Disponível em <http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf>. Acesso em: <27/04/2019>.

GADOTTI, M. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Editora Ática, 1993.

ISKANDAR, J. I.; LEAL, M. R. Sobre positivismo e educação. Diálogo Educacional. Curitiba, v.3, n.7, p. 89 – 94, set./dez. 2002.

JAPIASSU, Hilton. A atitude interdisciplinar no sistema de ensino. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n. 108, p. 83 – 94, janeiro-março., 1992.

KLEIN J. T. Interdisciplinarity: History, Theory, and Practice. Detroit, Mich: Wayne State University Press, 1990.

KOHL, Marta de Oliveira. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.(Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Anais. Caxambu-MG, setembro de 1999.

KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.

LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico-Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.

MACHADO, L. R. de S. Educação e divisão social do trabalho: contribuição para o estudo do ensino técnico industrial brasileiro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.

NICOLESCU, B. Em busca de uma evolução transdisciplinar para a universidade. Anais. Locarno: Congresso Internacional Que Universidade para o Amanhã? 1997.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Educação Tecnológica: pontos para reflexão. Revista Educação tecnológica, v2, n.2, p. 18-21, jul./dez. Belo Horizonte: MG. 1997.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. (Trabalho apresentado no GT Didática, durante a 24ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Caxambu-MG, de 7 a 11 de outubro de 2001).

PETRAGLIA, I. C. MORIN, E. A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

SAVIANI, D. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. São Paulo: Autores Associados, 1993.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZIPPIN, Grinspun (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Ziviani, F., & Fonseca, K. N. (2023). Do positivismo ao pensamento inter e transdisciplinar: um percurso marcado pela influência das transformações sociais de produção na educação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14994