A Pós-graduação brasileira: retrospectiva histórica e perspectivas

Autores

  • Ernâni Lampert

Resumo

Neste estudo, através da revisão bibliográfica, é realizada, em forma de sinopse, uma retrospectiva histórica da curta trajetória da pós-graduação brasileira quando comparada com a de países da Europa e dos Estados Unidos. De forma contextualizada, cronológica e à luz da legislação pertinente – Parecer 977/65 do Conselho Federal de Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 4.024/61, Lei 5540/68 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96 – discute os caminhos e descaminhos percorridos por esse importante nível de ensino. Por fim, ante a ideologia neoliberal, globalização/regionalização da economia, projeta perspectiva dos programas dentro do cenário Mercosul.

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Biografia do Autor

Ernâni Lampert

Doutorando em Ciencias de la Educación - Universidade de Salamanca, Espanha. Professor do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Lampert, E. (2009). A Pós-graduação brasileira: retrospectiva histórica e perspectivas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 3(1), 7–15. Recuperado de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1049

Edição

Seção

Artigos