As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.

Autores/as

  • Ana Beatriz Duarte Vieira Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem http://orcid.org/0000-0003-0147-5641
  • Alexandre Staerke Vieira de Rezendeb Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.
  • Patrícia Falcão Paredes Marques Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.
  • Valéria Vargas Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.
  • Laís Oliveira Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.
  • Bárbara Guimarães do Nascimento Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
  • Leides Barroso de Azevedo Moura Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7493

Palabras clave:

Práticas integrativas em saúde, aprendizagem ativa, cuidado, promoção da saúde, Medicina Integrativa.

Resumen

Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde.

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Biografía del autor/a

Ana Beatriz Duarte Vieira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Doutora em Bioética. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: bioética, processo de cuidar do adulto e idoso , estomaterapia, cuidados paliativos, promoção da saúde, práticas integrativas em saúde, meditação, cuidando do cuidador e autocuidado. https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=6C4F561BD542A14DCED345B3B2300BD2

Alexandre Staerke Vieira de Rezendeb, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Núcleo de Apoio à Gerência de Práticas Integrativas de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Patrícia Falcão Paredes Marques, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Núcleo de Apoio à Gerência de Práticas Integrativas de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Valéria Vargas, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Unidade Básica de Saúde do Itapoã, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Laís Oliveira, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Unidade Básica de Saúde do Itapoã, Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Bárbara Guimarães do Nascimento, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Curso de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Leides Barroso de Azevedo Moura, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Publicado

2018-07-17

Cómo citar

Duarte Vieira, A. B., Rezendeb, A. S. V. de, Marques, P. F. P., Vargas, V., Oliveira, L., Nascimento, B. G. do, & Moura, L. B. de A. (2018). As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 30(1), 137–143. https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7493