Ensino de revisões de escopo via tecnologias digitais de informação e comunicação: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v36i1.15744

Palavras-chave:

Tecnologia digital de informação e comunicação, revisão de escopo, openredu, ensino-aprendizagem

Resumo

Objetiva-se o relato do processo de ensino-aprendizagem, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (smartphone, WhatsApp® e Messenger®), de estudos do tipo revisão de escopo a duas concluintes de um curso de especialização em uma instituição privada de ensino. O processo fora conduzido entre os meses de março e maio de 2022, ocorrendo na forma de encontros remotos e atividades assíncronas, incluindo leitura de textos previamente selecionados e etapas de execução de atividades. A estratégia adotada mostrou-se viável, sendo inclusive relatada pelas participantes como satisfatória, apesar de algumas dificuldades (presentes) relatadas. Ambas as aprendentes, findo o processo, apresentaram a capacidade de conduzir adequadamente etapas de identificação, triagem, seleção e inclusão, de maneira sistemática, de manuscritos de interesse. Reflexões do autor acerca do processo são apresentadas e, visando contribuir ao progresso e desenvolvimento científicos, propõe-se roteiro para estudo/ensino-aprendizagem da temática, incluindo o seu cadastro para acesso gratuito no ambiente Openredu.

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Biografia do Autor

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Ensino Superior de Pernambuco (FACESP). Especialização em Neuropsicopedagogia pela FACESP

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Publicado

2024-02-25

Como Citar

Silva, A. S. P. (2024). Ensino de revisões de escopo via tecnologias digitais de informação e comunicação: relato de experiência. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 36(1), 99–106. https://doi.org/10.14295/vittalle.v36i1.15744

Edição

Seção

Relato de experiência