Ensino de revisões de escopo via tecnologias digitais de informação e comunicação: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v36i1.15744Palavras-chave:
Tecnologia digital de informação e comunicação, revisão de escopo, openredu, ensino-aprendizagemResumo
Objetiva-se o relato do processo de ensino-aprendizagem, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (smartphone, WhatsApp® e Messenger®), de estudos do tipo revisão de escopo a duas concluintes de um curso de especialização em uma instituição privada de ensino. O processo fora conduzido entre os meses de março e maio de 2022, ocorrendo na forma de encontros remotos e atividades assíncronas, incluindo leitura de textos previamente selecionados e etapas de execução de atividades. A estratégia adotada mostrou-se viável, sendo inclusive relatada pelas participantes como satisfatória, apesar de algumas dificuldades (presentes) relatadas. Ambas as aprendentes, findo o processo, apresentaram a capacidade de conduzir adequadamente etapas de identificação, triagem, seleção e inclusão, de maneira sistemática, de manuscritos de interesse. Reflexões do autor acerca do processo são apresentadas e, visando contribuir ao progresso e desenvolvimento científicos, propõe-se roteiro para estudo/ensino-aprendizagem da temática, incluindo o seu cadastro para acesso gratuito no ambiente Openredu.