Os caminhos da educação ambiental nos desenhos de animação: histórias contadas pelas crianças sobre o filme “Rio”<br>Environmental education paths in animation movies: stories told by children about the movie “Rio”
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5382Palavras-chave:
Filmes de animação, Estudos culturais, Educação ambiental.Resumo
Este estudo buscou investigar, sob a perspectiva dos Estudos Culturais, como o contato com os filmes de animação produz significados sobre a relação ser humano- natureza nas narrativas dos alunos e como estes significados relacionam-se com as propostas da Educação Ambiental. O filme “Rio” foi escolhido por trazer imagens sobre a cultura e a paisagem locais e por levantar temas como a preservação das espécies. As oficinas tiveram como intuito observar a identificação das crianças com as visões do ambiente e das práticas culturais, exibidas pelo filme. Os estudantes retrataram paisagens naturais, posicionaram-se a respeito dos comportamentos dos personagens e narraram histórias, mesclando elementos do filme com traços de suas próprias experiências culturais. As relações ser humano- natureza apareceram sutilmente nas histórias, entrelaçadas a aspectos éticos, culturais e estéticos.Downloads
Referências
AMARAL, Marise Basso (Tele) natureza e a construção do natural: um olhar sobre imagens de natureza na publicidade. In: OLIVEIRA, Dayse. L. (org.) Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Mediaçãop 83-96. 1997.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas, poderes oblíquos. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/garcia/garcia.pdf. Acesso em: 23/11/2013. 1997
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Paisagem, historicidade e ambiente: as várias naturezas da natureza. Confluenze. v. 1, n. 1, p. 136-157, 2009.
COSTA, Marisa Vorraber. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI. Educar, Curitiba: Editora UFPR, n. 37, p. 129-152, mai./ago. 2010.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica. p 7-77. 2001
FANTIN, Monica. O cinema e a imaginação na infância. Criciúma. III Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico Culturais Criciúma, julho, 2007.
FERNANDES, Adriana Hoffmann.; OSWALD, Maria Luíza Basto Magalhães. A recepção dos desenhos animados da TV e as relações entre as crianças e o adulto: desencontros e encontros. Cadernos Cedes, v. 25, n. 65, p. 25-41, jan./abr. 2005.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídias, máquinas de imagem e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 290-299, mai./ago. 2007.
GUIMARÃES, Leandro Belinazo; SOUZA, Suzani Cassiani de. Tópicos Especiais de Educação em Biologia. Florianópolis: BIOLOGIA/EAD/UFSC. 2008.
GUIMARÃES, Leandro Belinazo. A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 11-26. 2010.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n.2, p. 17-46. 1997.
KINDEL, Eunice Aita Isaia. A natureza do desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais. 195f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2003.
LARROSA, Jorge. Pedagogía profana: danças piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica. 2000.
MOMO, Mariangela. Mídia e consumos na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. 365f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2007.
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Maria Eunice; STOLTZ, Tânia. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar, Curitiba: Editora UFPR, 2010.
VEGA, Gabriela.; BEATRIZ, Maria; CERQUEIRA, Jean Fábio Borba. A Comunicação Ambiental no Cinema de Animação: um panorama acerca da plataforma Youtube. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Recife, 2012.
WORTMANN, Maria Lucia Castagna. Encontros interculturais, hibridações e pós-modernidade. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 36, n. 1, p. 21-35, jun. 2010.