As metodologias participativas no processo de elaboração de espaços educadores em zoológicos em uma perspectiva de educação ambiental crítica<br>The participatory methodologies into the creation of a space-that-educates at zoos in a critical environmental education perspective
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5373Palavras-chave:
Pesquisa-ação-participante, Zoológicos, Fundação Parque Zoológico de São Paulo.Resumo
Essa pesquisa visa trazer discussões acerca das contribuições das metodologias participativas em investigações e práticas educativas em zoológicos diante de uma perspectiva de educação ambiental crítica. Para isso, teve como objetivo compreender os significados atribuídos pela equipe técnica da Fundação Parque Zoológico de São Paulo sobre sua atuação no processo de elaboração e implementação de um espaço educador na instituição para a conservação do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus). Os resultados evidenciaram potenciais desse processo que estão intimamente relacionados com os princípios das metodologias participativas, como a postura da/do pesquisadora/pesquisador e sua relação com as/os participantes; o estabelecimento de um ambiente harmonioso de confiança e troca de saberes; o sentimento de pertencimento sobre o processo e o espaço educador em questão e a importância da interação entre pesquisa e prática. Esperamos que essas reflexões contribuam para a realização de práticas mais reflexivas, participativas, democráticas e inspiradoras em outras instituições.Downloads
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