Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básica<br>Sequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education

Autores

  • Suzana Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Maria Marly Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5370

Palavras-chave:

Sequência Didática Interativa, Caso simulado CTS, Aquecimento global

Resumo

Esse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Suzana Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Licenciada em Ciências Biológicas e Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - FAINTVISA. Atualmente cursando o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, desenvolvendo atividades de pesquisa na linha de Formação de Professores e Ludicidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores -CNPq-UFRPE.

Maria Marly Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui Graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação (PHD - Université de Sherbrooke - Quebec- Canadá). Atualmente é professora do quadro permanente do Mestrado e Doutorado do Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores -CNPq-UFRPE. Educadora e pesquisadora comprometida com posturas inter e transdisciplinares adotando como carro-chefe de suas pesquisas, o Círculo hermenêutico dialético (CHD) articulado com a Dialogicidade (Paulo Freire) e o Pensamento Complexo (Edgar Morin). Autora de vários livros, artigos científicos, é também autora de uma nova proposta de pesquisa qualitativa, denominada Metodologia Interativa e de uma proposta didático-pedagógica que tem a denominação de Sequência Didática Interativa (SDI). Proferiu a Conferencia de abertura do 2o Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa no dia 16-07-2013 na cidade de Aveiro-PT.

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

Medeiros, S., & Oliveira, M. M. (2016). Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básica<br>Sequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 345–364. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5370

Edição

Seção

Educação Não Formal (FINALIZADO)