Antropocentrismo pedagógico e naturalização da exploração ambiental no ensino de ciências (Brasil, 1960-1970)

Autores

  • Carlos Renato Carola UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Cátia Elaine A. Constante Professora da Rede Pública do Estado de Santa Catarina, vinculada ao C.E. Joaquim Ramos, Criciúma, SC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5167

Palavras-chave:

Pedagogia Antropocêntrica. Exploração Ambiental. Ensino de Ciências.

Resumo

Este trabalho explicita e problematiza as configurações da pedagogia antropocêntrica e a naturalização da exploração ambiental no ensino de ciências difundido no espaço escolar brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Trata-se de um estudo de História da Educação com abordagem da História Ambiental. Em termos metodológicos, é uma pesquisa histórico-documental cujas fontes foram os livros didáticos editados no período estudado. O foco de observação está centrado nos conteúdos e imagens referentes a animais e plantas.

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Biografia do Autor

Carlos Renato Carola, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutor em História pela USP; Mestre em História pela UFSC; Graduação em Pedagogia pela UNESC.

Cátia Elaine A. Constante, Professora da Rede Pública do Estado de Santa Catarina, vinculada ao C.E. Joaquim Ramos, Criciúma, SC.

Possui magistério na EEB Governador Heriberto Hulse (1997), graduação em história pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2001), pós-graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (2006) e Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2014). Atualmente pertence ao quadro efetivo da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina; atua no município de Criciúma como professora do ensino fundamental e médio. É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em História Ambiental e Educação (GEPHAE).

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

Carola, C. R., & Constante, C. E. A. (2015). Antropocentrismo pedagógico e naturalização da exploração ambiental no ensino de ciências (Brasil, 1960-1970). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 358–379. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5167

Edição

Seção

Artigos