A utilização do forno solar como instrumento de investigação na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4444Palavras-chave:
Forno Solar, Educação Ambiental, Ensino por Investigação.Resumo
O trabalho teve como objetivo apresentar a metodologia investigativa utilizada por bolsistas do PIBID com subprojeto intitulado Ensino de ciências e biologia por investigação: uma relação entre teoria e prática, para desenvolver o experimento do forno solar, o qual se apresenta como relevante para investigar diversos temas da Educação Ambiental, tais como aquecimento global, tecnologias sociais, utilização de energias renováveis, efeito estufa, bem como conteúdos científicos como radiação solar, óptica, transformação de energia, ciclo da água entre outros. O estudo foi realizado com alunos do 6º ano de uma escola da rede pública de ensino em Cascavel-Pr. A metodologia utilizada segue os passos do Ensino por Investigação proposto por Clement e Terrazan (2012) em forma de experimento. Os resultados obtidos foram relevantes uma vez que indentificou-se a participação e formação da autonomia dos alunos, isso fica evidenciado pela sistematização do conhecimento e pelos problemas levantados pelos aprendentes durante o desenvolvimento do experimento.Downloads
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