A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4435Palavras-chave:
ambientalização, sustentabilidade, políticas institucionais.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.Downloads
Referências
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