Saúde ambiental e educação ambiental: interlocução rompendo paradigmas

Autores

  • Marli Renate von Borstel Roesler UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná
  • Diuslene Rodrigues Fabris UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4434

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação ambiental, SUS.

Resumo

As ações socioambientais e de formação em educação ambiental organizadas pela Sala de Estudos e Informações em Políticas Ambientais e Sustentabilidade - SEIPAS para os anos de 2009-2010 objetivam promover encontros, diálogos, pesquisas e estudos de saberes ambientais, formação e informação socioambiental, por meio de processos educativos pautados pela vertente crítica e emancipatória da educação que contemplem os princípios e valores de documentos planetários para um futuro sustentável. Inclui-se também a educação em saúde, acesso a direitos e garantias do SUS, e sua aplicabilidade. Discute a mútua relação que se estabelece nas questões que envolvem meio ambiente e saúde, contribuindo para a formação da consciência crítica em torno da prevenção das doenças crônico-degenerativas, infecto-contagiosas e “males modernos”. Para tanto, são utilizados instrumentais como: palestras, atividades expositivas de prestadores de serviços em saúde, oficinas temáticas e apresentação de vídeos. Estima-se que esta atividade possa contribuir com o processo de reeducação dos hábitos nocivos a saúde, esclarecer a população com relação aos direitos e garantias do SUS, incentivando a participação consciente e cidadã nos espaços deliberativos garantidos pela lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Renate von Borstel Roesler, UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná

Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da UNIOESTE/Campus de Toledo. Coordenadora da Atividade de Extensão Ação socioambiental e formação em educação ambiental da SEIPAS (2011-2013); Coordenadora do Subprojeto de Extensão: Oficinas de formação em educação ambiental. Tema: ação da juventude na defesa da proteção do meio ambiente sadio e equilibrado e dos diretos humanos (2012). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade - GEPPAS – UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná, membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon. Tutora do Grupo PET do Curso de Serviço Social – UNIOESTE/Campus de Toledo

Diuslene Rodrigues Fabris, UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná.

Assistente Social Docente, membro do Grupo de Pesquisa em Fundamentos do Serviço Social: Trabalho e Questão Social e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – GEPPAS, vinculados ao Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná. Coordenadora da Atividade de Extensão Estação Saúde, Meio Ambiente e Educação Ambiental do Programa de Extensão SEIPAS – Campus de Toledo.

Referências

A Carta da Terra: valores e princípios para um futuro sustentável, (2000). IN: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, apoio do Ministério do Meio Ambiente e Itaipu. A Carta da Terra: valores e princípios para um futuro sustentável. Petrópolis: Gráfica Editora Stampa Ltda, 2004.

ABRANCHES, Sérgio Henrique. Política Social e Combate à Pobreza. 4ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1998.

AFONSO, Cíntia Maria. Sustentabilidade: caminhos ou utopia? São Paulo: Annablume, 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. 20. ed. Brasília: Câmara dos deputados, Coordenação de Publicação, 2003.

_______. Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei no. 6.938/81, de 31 de agosto de 1981. Disponível em: www.dji.com.br/leis_ordinária_1981-006938_política_nacional_do_meio_ambinete.htm. Acesso: 21.02.2008.

______. Lei da Educação Ambiental, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. In: Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Coletânea de leis e resoluções. Assistente Social: ética e direitos. 4 ed. Rio de Janeiro: CRESS-7ª região, 2003.

______. Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea). Brasília: Ministério do Meio ambiente, 2005.

BRASIL. Lei 8080. 19 de setembro de 1990. Brasília, 1990.

BRASIL. Lei 8142. 24 de novembro de 1990. Brasília, 1990.

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Subsídios para construção da Política Nacional de Saúde Ambiental / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007, p.3. (Série B. Textos Básicos de Saúde)

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde Disponível em: acesso em 08 de setembro de 2008.

BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Informação e Informáticas do SUS. Disponível em: acesso em 09 de setembro de 2008.

BRASIL, Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Disponível em: acesso em 08 de setembro de 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012.

BRAVO, Maria Inês Souza. As políticas brasileiras de seguridade social: saúde. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Mód. 3. Brasília: UNB, 2000.

-----------, Maria Inês Souza [et. al], Saúde e Serviço Social. 4 ed. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

-----------, Maria Inês Souza. Serviço Social e Reforma Sanitária: lutas sociais e práticas profissionais. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

INSTITUT DE DRETS HUMANS DE CATALUNYA. Declaración universal de derechos humanos emergentes. Barcelona: Gráfique Massanes, 2009.

JÚNIOR, José P. Bispo. GESTEIRA, Ivana A. Lins. A ciência da informação e o controle social na área de saúde. Disponível em: www.cinform.ufba. Acesso em 07 de setembro de 2008.

MORAES, I.H.S. Informação em Saúde: da prática fragmentada ao exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Hucitec/ABRASCO, 1994.

ROUCA, Sérgio. Doutor Democracia. O Pasquim 21, Rio de Janeiro, ano 21, n. 28, 27 ago. 2002. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Subsídios para construção da Política Nacional de Saúde Ambiental / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007, p.3. (Série B. Textos Básicos de Saúde)

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

Roesler, M. R. von B., & Fabris, D. R. (2014). Saúde ambiental e educação ambiental: interlocução rompendo paradigmas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 109–120. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4434

Edição

Seção

Artigos