PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4389Palavras-chave:
Formação docente, Conhecimento Químico Escolar, Situação de Estudo, Educação Ambiental.Resumo
Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental?Downloads
Referências
ANDRÉ, M.E. & LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. SP: EDU, 99
p., 1986.
ARAÚJO, M. C. P. de; AUTH, M. A.; MALDANER, O. A.. A identificação das
características de inovação curricular em Ciências Naturais e suas Tecnologias através de
Situações de Estudo. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5ª ed.,
Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP. CDROM.
_________; AUTH, Milton Antonio; MALDANER, Otavio Aloisio. Situações de Estudo
como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: GALIAZZI, Maria do Carmo;
AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Orgs.). Construção Curricular em
Rede: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. p. 161-176.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à
teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 126 p., 1994.
BOTELHO, P. G. M.& SILVA, A. S. Bacia Hidrográfica e Qualidade Ambiental. In: VITTE,
A. C.; GUERRA, A. J. T. (Orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. RJ: Bertand
Brasil, 2004, p. 153-163.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações
Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Brasília: 2006. 135p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino
Fundamental. Brasília: SEF/MEC, 88p., 1998.
CATAPAN, Araci Hack. O conhecimento histórico e o conhecimento escolar: uma
interseção epistemológica. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação,
NUP/CED/UFS-Florianópolis SC, n. 19, p. 99-116, 1996.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 551p., 1992.
LOUREIRO, C. F. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez,
p., 2004.
MALDANER, O. A. Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores de Ciências
da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: FRISON, M. D. (Org.). Cadernos Unijuí,Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio – Curso de Capacitação de Professores
da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2006.
p. 7-17. (Série Química, n. 5).
MALDANER, Otavio Aloisio et al. Currículo Contextualizado na Área de Ciências da
Natureza e suas Tecnologias: a Situação de Estudo. In: ZANON, Lenir Basso; MALDANER,
Otavio Aloisio (Orgs.). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para Educação
Básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p.110-138.
MAZZETO, F. A. P. Qualidade de vida, qualidade ambiental e meio ambiente urbano: breve
comparação de conceitos. In: Revista Sociedade e Natureza, Uberlândia, Ano 12, n. 24, p. 21-
, Jul/dez 2000.
PEDRINI, A. G. Educação Ambiental – Reflexões e práticas contemporâneas. 2ª ed.,
Petrópolis: Vozes, 294 p., 1998.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Rio de Janeiro: Brasiliense, 62 p., 1994.
REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.).
Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p. 43-
_________. Meio ambiente e representação social. 7ª ed., São Paulo: Cortez, 120 p., 2001.
RIETH, J. R., et al. Aquecimento Global: O que eu tenho a ver com isso. In: GALIAZZI,
Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Orgs.). Aprender
em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. p. 221-234.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 232 p., 2002.
SEWELL, G. H. Administração e controle da qualidade ambiental. São Paulo: Edusp,
Cetesb, 295p., 1978.
TOLENTINO, M. et al. O azul do planeta: um retrato da atmosfera terrestre. São Paulo:
Editora Moderna, 119 p., 1997.
VIGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In:
VIGOTSKI, L. S; LÚRIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e
aprendizagem. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988, p 103-107.