FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE

Autores/as

  • Ligia Moreiras Sena Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Ricardo Clapis Garla Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal, RN.
  • Daniel Fonseca de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3560

Palabras clave:

Formação continuada de professores, educação ambiental, metodologia, Fernando de Noronha.

Resumen

A formação continuada de professores em educação ambiental (EA) tem sido considerada por diversos autores, no mundo todo, como fundamental para o pleno envolvimento dos professores na facilitação de atividades voltadas à EA. Este artigo traz uma proposta metodológica utilizada com êxito no primeiro módulo do projeto “Formação continuada de professores em educação ambiental na Escola Estadual Arquipélago de Fernando de Noronha”, desenvolvido pela OSCIP Ibiré ao longo do segundo semestre de 2002 e primeiro semestre de 2003, em Fernando de Noronha, PE. O artigo apresenta a metodologia utilizada, bem como seus princípios e objetivos norteadores, como forma de relato de experiência e de referência metodológica para o desenvolvimento de outros projetos de formação continuada de professores em EA no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ligia Moreiras Sena, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Bióloga; Mestre em Ciências; Doutoranda do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, SC; membro da Sociedade Ibiré de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Ricardo Clapis Garla, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal, RN.

Biólogo, Mestre e Doutor em Zoologia; Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal, RN; coordenador do Projeto Tubarões de Fernando de Noronha, PE.

Daniel Fonseca de Andrade

Biólogo, Mestre em Ciência Ambiental – membro da Sociedade Ibiré de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Ibiré), Rua Victor Rebouças nº200 – Jardim Macedo – Ribeirão Preto – SP – CEP 14091-030 – supervisor e idealizador do projeto.

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Sena, L. M., Garla, R. C., & Andrade, D. F. de. (2013). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3560