EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ICMS ECOLÓGICO: POR UMA GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA NA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3185Palavras-chave:
ICMS Ecológico, Educação Ambiental, Sustentabilidade.Resumo
Este trabalho é resultado de duas dissertações de mestrados do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA). Tem com objetivo precípuo discutir a importância do ICMS ecológico e da educação ambiental no processo de construção da gestão ambiental, para a Amazônia paraense, focada nos pressupostos da participação. É um trabalho relevante principalmente pelo fato do Estado do Pará estar discutindo na Assembleia Legislativa Projeto de Lei para a criação do ICMS ecológico e o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA). É crucial que ambos os projetos sejam discutidos com a sociedade tendo em vista a não ser mais uma lei criada sem aplicabilidade na vida da sociedade. Trata-se de dois elementos importantes na construção de alternativas para a gestão ambiental participativa centrada numa perspectiva de complexidade que rege as relações natureza/homem. É um trabalho novo no sentido que articula ICMS ecológico e Educação Ambiental, não como instrumentos de ações educativas desarticuladas e pontuais (pragmáticas e utilitaristas), mas como elementos essenciais à construção de um modelo de gestão participativa com ênfase na comunidade.Downloads
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Publicado
2012-12-09
Como Citar
Pereira, A. M., & Ferreira, Y. C. de S. M. L. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ICMS ECOLÓGICO: POR UMA GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA NA AMAZÔNIA PARAENSE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3185
Edição
Seção
Artigos