PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3165Palavras-chave:
Geografia, Educação Ambiental, Fotografia.Resumo
As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento.Downloads
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Publicado
2012-12-05
Como Citar
Furtado, I. de O., Pinto, C. L. L., & Calixto, P. M. (2012). PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3165
Edição
Seção
Artigos