EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2961Palavras-chave:
Educação Ambiental, Práticas Cotidianas, Rede de conversações.Resumo
Esta pesquisa problematiza a Educação Ambiental e os saberes socioambientais nas redes cotidianas da comunidade do bairro Ilha das Caieiras, localizada na região da Baía Noroeste de Vitória (ES). A pesquisa tem como objetivo geral problematizar a Educação Ambiental das práticas pesqueiras cotidianas da comunidade da Ilha das Caieiras por meio das experiências e dos cotidianos vividos por um grupo de estudantes da região. Os movimentos metodológicos foram traçados com os encontros com os estudantes, suscitando em algumas intervenções para a produção dos dados: mapa mental, conversas (narrativas) e produção de texto escrito. Os materiais produzidos pelo grupo de estudantes indicam dinâmicas espaciais e temporais que circunscrevem as práticas pesqueiras e os saberes socioambientais locais, ajudando-nos a problematizar as relações criadas entre a comunidade e o manguezal, assim como as mudanças em curso na atividade pesqueira. Fizemos também observações e registros de diários de campo com destaque para as dinâmicas cotidianas relacionadas com o nomadismo da paisagem e com as atividades pesqueiras do bairro Ilha das Caieiras. As conversas, os textos e os mapas produzidos pelos estudantes apontam relações insustentáveis entre a comunidade e o manguezal, na atualidade. Indicam também táticas, estratégias de (re)existência e diferentes usos dos sujeitos praticantes nas margens em relação às áreas de preservação ambiental dos manguezais configurando evidências de uma Educação Ambiental produzida, negociada e vivida com as redes cotidianas.Downloads
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Publicado
2012-12-31
Como Citar
Martinelli, F. S., Agostini, L. P., & Gonzalez, S. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2961
Edição
Seção
Artigos