A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DUFRENNE E QUINTÁS E A PERCEPÇÃO DE NATUREZA: PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASES FENOMENOLÓGICAS

Autores

  • Andreia Aparecida Marin Educação da Universidade Federal do Paraná.
  • Luiz  Cláudio Batista de Oliveira Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2935

Palavras-chave:

percepção ambiental, experiência estética, educação ambiental, ética.

Resumo

A experiência estética é uma necessidade humana e quase uma urgência na educação atual, em que se busca a re-sensibilização do ser humano como forma de fundar novos valores na sua relação com o ambiente e com o outro. A percepção ambiental é profundamente marcada pelas vias não-racionais do humano que vê a natureza e o lugar habitado não só com os sentidos e a razão, mas com afetividade, nostalgia e sensibilidade estética, contexto em que nos auxiliam as reflexões de Bachelard. No presente trabalho, buscamos em Quintás e Dufrenne o entendimento da experiência estética, objetivando encontrar fundamentos para a percepção ambiental e elementos que motivem a educação ambiental pela arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Marin, Educação da Universidade Federal do Paraná.

Possui doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Paraná. TDesenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Estética e Ambiental, com foco nos seguintes temas: relação arte-educação; teoria estética; teorias da percepção e educação ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Luiz  Cláudio Batista de Oliveira, Universidade Católica de Brasília.

Mestre em Filosofia pela UFJF, professor coordenados do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Marin, A. A., & Oliveira, L. C. B. de. (2012). A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DUFRENNE E QUINTÁS E A PERCEPÇÃO DE NATUREZA: PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASES FENOMENOLÓGICAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2935