EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU EDUCAÇÕES AMBIENTAIS? AS ADJETIVAÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA

Autores

  • Daniela Bertolucci Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos/SP
  • Júlia Machado Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ – USP.
  • Luiz  Carlos Santana

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2924

Palavras-chave:

educação ambiental, concepções de educação ambiental, adjetivações da educação ambiental.

Resumo

Neste artigo pretendemos identificar as várias adjetivações que a Educação Ambiental (EA) vem ganhando no seu campo teórico e prático. Colocamos em debate a grande diversidade de vertentes que estão surgindo na educação ambiental brasileira contrapondo uma educação ambiental moralista, reducionista e distanciada das questões sociais. EA Crítica, EA Transformadora, EA Emancipatória e a Ecopedagogia serão discutidas no decorrer deste trabalho, enfocando seus referenciais teóricos, fundamentos políticos, pedagógicos e éticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Bertolucci, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos/SP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente. professora efetiva da Rede Estadual de Ensino e participante do Grupo de Pesquisa.

Júlia Machado, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ – USP.

Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Agroecossistemas – Interunidades / Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ – USP.

Luiz  Carlos Santana

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Instituto de Biociências UNESP – Rio Claro7.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Bertolucci, D., Machado, J., & Santana, L. C. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU EDUCAÇÕES AMBIENTAIS? AS ADJETIVAÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2924