RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2919Palavras-chave:
Raciocínio Qualitativo, modelos qualitativos, aprendizado, qualidade da água.Resumo
A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-01
Como Citar
Araújo, S. C. de S., Saito, C. H., & Salles, P. S. B. de A. (2012). RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2919
Edição
Seção
Artigos