Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 41 n. 2 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: fluxo contínuo
					Visualizar v. 41 n. 2 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: fluxo contínuo
Publicado: 2024-08-13

Editorial

  • Editorial

    Tamires Lopes Podewils, Sabrina Meirelles Macedo, Lisiana Lawson Terra Silva
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.17921

Artigos

  • Diseño y evaluación de un programa educativo para la promoción del consumo responsable en grupos estudiantiles universitarios

    Winston Fernando Zamora Burbano, José Alí Moncada Rangel
    10-29
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15539
  • Educación Ambiental antes y después de la firma del Acuerdo de Paz en Colombia: una revisión

    ANDRES ALFONSO FIGUEROA RAMIREZ, Adriana Maria Imperador
    30-51
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15470
  • Metodologias de educação ambiental em unidades de conservação brasileiras: uma revisão de 2011 a 2021.

    Pedro Alves da Costa Filho, Letícia Sousa dos Santos Ferreira, Patrícia Maria Martins Nápolis Nápolis
    52-72
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.14987
  • Indicadores para avaliação do espaço físico escolar na educação ambiental

    Anna Carolina Espósito Sanchez, Bianca de Morais Silva, Estefani Martins Ferreira , Valéria Ghisloti Iared
    73-89
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15138
  • Educação ambiental na prevenção e controle da dengue em uma escola do município de Codó, Maranhão

    Thays Cruz Freitas, Rozinete Guimarães de Pinho, Ana Luiza Privado Martins Feitosa
    90-109
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15183
  • Natureza e cultura ou naturezas-culturas? Problematizando as relações humanas com o mundo natural e seus efeitos na crise ambiental

    Cíntia Gruppelli da Silva, Paula Corrêa Henning
    110-132
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15277
  • Nós vos explicamos o que é racismo ambiental

    Marcel Jardim Amaral, José Vicente de Freitas
    133-144
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15424
  • Justiça Climática: Como as mudanças do clima vem afetando a vida da etnia Terena do Município de Aquidauana -MS

    Elisangela Castedo Maria Nascimento, Heitor Queiroz de Medeiros
    145-163
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15439
  • Panorama das pesquisas brasileiras em Educação Ambiental com Fenomenologia (2001-2020)

    Jerry Adriano Raimundo, Ronualdo Marques, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
    164-187
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15474
  • Preservando a alma do cerrado estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022)

    Vinícius Pereira Vieira, Giovana Galvão Tavares
    188-208
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516
  • Diálogos entre a ciência cidadã e a educação ambiental

    Lorena Nascimento Santos, Christiana Cabicieri Profice, Alexandre Schiavetti, Fernando Enrique Grenno
    209-228
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15603
  • Os problemas ambientais do município de Cariús-Ce na percepção dos estudantes do Ensino Médio

    Valdislan Mendes Antunes, Lucas Saraiva Braga Brito, Bruno Edson-Chaves, Alana Cecília de Menezes Sobreira
    229-254
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15490
  • Avaliação e Currículo no evento da ANPED: fundamentos e práticas de Educação Ambiental

    Rosangela Inês Matos Uhmann, Letícia Gabrielhi Rocha
    255-275
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15663
  • Uma análise do currículo da Engenharia Civil sob o olhar das competências indicadas em Gaia 2.0: contribuições para o mundo comum que visa a formação de uma cultura voltada à sustentabilidade

    Patricia Zeni de Sá, Tamara van Kaick, Noemi Sutil
    276-296
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15695
  • O ensino e aprendizagem em Educação Ambiental - experiências das crianças com os anfíbios na Educação Infantil

    Thayse Smek Uberna, Peterson Trevisan Leivas
    297-319
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15757
  • Estratégias de educação ambiental aplicadas a caatinga

    Dione Dulcinea dos Santos, Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso
    320-338
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15690
  • Comunidades “invisíveis” dos rios uma oficina de educação ambiental sobre invertebrados bentônicos

    Maria Eduarda de Castro Cosendey Alves, Jorge Gabriel Fernandes Genovez, Maria Silvina Bevilacqua, Rafael Nogueira Costa
    339-358
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16229
  • Educação ambiental e visualidades representações imagéticas na série Jatobá de Rosana Paulino (2019)

    Renato Duro Dias, Amanda Netto Brum, Simone Grohs Freire
    359-379
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16575
  • Dimensões de natureza na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: contribuições para uma educação ambiental crítica e humanizadora

    Rodrigo da Luz, Rosiléia Oliveira de Almeida
    380-404
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16768

Resenhas

  • Terry ataca novamente: crítica filosófica do mal e educação ambiental

    Marlécio Maknamara
    405-410
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.17188
Ver Todas as Edições