Educação Ambiental Popular como concepção formativa: entremeares da Extensão, Ensino e Pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9676

Palabras clave:

Educação Ambiental Popular. Formação. GEFEAP.

Resumen

A Educação Ambiental Popular (EAP) contribui à formação num horizonte humanizador, potencializando relações de solidariedade e compromisso pela justiça socioambiental. O texto apresenta o processo de constituição de educadores ambientais populares em formação inicial e continuada por meio da Hermenêutica enquanto caminho epistemológico, viabilizando a leitura compreensiva das relações entre a extensão, ensino e pesquisa com base na proposta do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) da Universidade Federal do Rio Grande. Considera-se que a EAP como eixo articulador formativo, instiga a redefinição de suas bases num horizonte criativo e transformador da esfera pedagógica, epistêmica e social. Esta redefinição garante o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na universidade pública, reinserindo a extensão no espaço de fundamental potência à pesquisa e ao ensino.

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Biografía del autor/a

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Saúde - PPGECS da Universidade Federal do Tocantins e do Curso de graduação em Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis. Membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Artes (GEPHEA) da Universidade Federal do Tocantins.

Roberta Avila Pereira, Universidade Federal do Rio Grande.

Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Pesquisadora do Grupo sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP/FURG). Extensionista pelo Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS/FURG. Co-tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos.

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Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Claro, L. C., & Pereira, R. A. (2019). Educação Ambiental Popular como concepção formativa: entremeares da Extensão, Ensino e Pesquisa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 8–23. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9676

Número

Sección

Artigos