Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construção<br>Historical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) construction<br>Panorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7800Palabras clave:
Educação Ambiental. Temática Ambiental. Sociedade-Natureza.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de constante (re)construção do campo da Educação Ambiental, pautado na sua trajetória nacional e internacional, como forma de compreender sua constituição e consolidação, bem como as bases dos pensamentos que permeiam esse campo. Tal panorama realizado a partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em livros e bancos de dissertações e teses, possibilitou indicar tendências e perspectivas que foram se constituindo no campo que nos permitem apresentar e questionar de que Educação Ambiental estamos nos referindo em nossos discursos e o que, afinal, questionamos quando nos referimos a Educação Ambiental Crítica. Então, afinal, o que toda essa trajetória nos ensinou e aponta, como sendo possíveis caminhos para a Educação Ambiental? This article has the objective to present the process of constant (re) construction of the field of Environmental Education, based on its national and international trajectory, as a form of comprehending its constitution and consolidation, as well as the basis of the thoughts that permeate this field. Such panorama realized through published texts in periodicals and from surveys already carried out in books and dissertation and thesis databases, has made it possible to indicate trends and perspectives that were becoming the field that allows us to present and question what Environmental Education we are referring to in our discourses and what, after all, we question when we refer to Critical Environmental Education. So, after all, what has this whole trajectory taught us and points out as being possible paths for Environmental Education? Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de constante (re) construcción del campo de la Educación Ambiental, pautado en su trayectoria nacional e internacional, como forma de comprender su constitución y consolidación, así como las bases de los pensamientos que permean ese campo. Este panorama realizado a partir de textos publicados en periódicos y de levantamientos ya realizados en libros y bancos de disertaciones y tesis, posibilitó indicar tendencias y perspectivas que se fueron constituyendo en el campo que nos permiten presentar y cuestionar de qué Educación Ambiental nos estamos refiriendo en nuestros discursos y lo que, al final, cuestionamos cuando nos referimos a la Educación Ambiental Crítica. Entonces, después de todo, lo que toda esa trayectoria nos enseñó y apunta, como posibles caminhos para la Educación Ambiental?Descargas
Citas
AGOGLIA, O. La crisis ambiental como proceso: un análisis reflexivo sobre su emergencia, desarrollo y profundización desde la perspectiva de la teoría crítica. 324 folhas. Tesis (Programa de doctorado Interuniversitario de Educación Ambiental) - Universidad de Girona, Girona, 2010.
ARENDT, H. Origens do Totalitarismo: antissemitismo, imperialismo e totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
BRASIL. Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 27 nov. 2017.
BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 2 ed. Florianópolis: Argos, 2004.
BRUNDTLAND, G.H. Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.
CAMARGO, D. R. de. Os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável na produção teórica em educação ambiental no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 197 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2016.
CARVALHO, L. M. A Temática Ambiental e a Escola de 1º. grau. 282 folhas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 1989.
CARVALHO, L. M. A temática ambiental e a formação de professores IN: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do Educador - dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora UNESP, 1994.
CARVALHO, L.M. Educação Ambiental e a Formação de Professores. In: OFICINA PANORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL, 2000, Brasília. Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2000. v. 1, p. 55-64.
CARVALHO, L. M. A Temática Ambiental e o Ensino de Biologia: compreender, valorizar e defender a vida. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, EDuff, 2005.
CARVALHO, L.M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. IN: CINQUETTI, H.S; LOGAREZZI, A. (Orgs.). Consumo e Resíduos – Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos, EDUFSCar, 2006. p.19-43.
CARVALHO, L. M.; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T. Pesquisa em Educação Ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 13-27, 2009.
CARVALHO, L.M. CNPq como parte do processo de solicitação de Bolsa Pesquisador – 2015. Apresentado CNPq como parte do processo de solicitação de Bolsa Pesquisador – 2015.
CHEMELLO, E. Césio 137: a tragédia radioativa do Brasil. 2010. (Série acidentes explicados pela Ciência).
FLORIANI, D; KNECHTEL, M.R. Educação Ambiental: epistemologia e metodologias. Curitiba: Vicentina, 2003.
FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Editora Unicamp, 2001.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; MEDIG NETO, J.; EBERLIN, T. S. A Educação Ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica. Ciências em Foco, Campinas, v.1, p.1-14, 2008.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
HOGAN, D.J; MELLO, L.F de. População, Consumo e Meio Ambiente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15, Caxambú, 2006. Anais... São Paulo: ABEP, 2006.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G.F.C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo v. 17, n.1, p. 23-40, jan./mar. 2014.
LEAR. L. Prefácio. In: CARSON, R. Silent Spring. Tradução Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Gaia, 2010.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2009.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
MELLO, L.M. de. A questão do formalismo no discurso oficial da educação ambiental. Curitiba: CEFET, 2001.
MORALES, A.G.M. Cenário da Educação Ambiental na atualidade: processo de institucionalização da Educação Ambiental. Curitiba: SEED, 2008.
SILVA, A.M. Mulheres em movimento: luta e resistência contra barragens. 228 folhas. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Coimbra, 2007.
SOBRINHO, C.A. Desenvolvimento sustentável: uma análise a partir do Relatório Brundtland. 198 folhas. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.