Ensino de História e aprendizagem histórica: diálogos com Paulo Freire

Autores/as

  • Júlia Silveira Matos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6902

Palabras clave:

Ensino de História, Aprendizagem histórica, Paulo Freire

Resumen

No presente texto objetivamos debater sobre o papel do Ensino de História enquanto campo de formação de sujeitos pensantes, críticos e capazes de interpretar o presente a partir de saberes do passado, capaz de perceber sua condição no mundo e romper com as amarras ideológicas. Ainda, visamos demonstrar que o Ensino de História também é um campo científico. Entretanto, o foco principal deste texto é demonstrar como a proposta de um Ensino de História voltado para o desenvolvimento da consciência histórica dialoga diretamente com o pensamento do intelectual e professor Paulo Freire. Assim, pensar o ensino de História é também recorrer as obras e pensamento de Freire.

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Biografía del autor/a

Júlia Silveira Matos

Doutora em História pela PUCRS e Professora do Programa de Pós-graduação em História da FURG.

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Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Matos, J. S. (2017). Ensino de História e aprendizagem histórica: diálogos com Paulo Freire. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 212–224. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6902