O lobo (o opressor) em pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes): Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos processos educativos e produtivos

Autores/as

  • Carlos RS Machado
  • Tainara F Machado

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6893

Palabras clave:

Paulo Freire, Diálogo e Conflito, Injustiças e Desigualdades

Resumen

A hipótese deste trabalho é que o tema dos conflitos não apenas está presente nas reflexões de Paulo Freire, mas é a “outra face” do diálogo, embora aquele seja esquecido em muitas reflexões que se apoiam nesse autor. O conflito emerge quando os “debaixo” mobilizam-se contra situações de opressão, desigualdade e injustiça perpetradas pelos opressores; então, se é possível o diálogo entre os desiguais e os diferentes, contra os antagônicos o que há é o conflito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos RS Machado

Pesquisador do CNPq (projeto Universal, 2014-2017), professor do Instituto de Educação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, membro do Observatório dos Conflitos do extremo Sul do Brasil e este do Uruguai na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Tainara F Machado

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), sob orientação da Prof. Dra Maria Clara Fischer, bolsista CAPES (2015-2017); e, colaboradora do Observatório dos Conflitos do extremo Sul do Brasil e “este” do Uruguai e, do grupo de pesquisa Formação de adultos para e no trabalho associado: atividades de trabalho, profissão e biografias.

Citas

CHAGAS, P. B. Desenvolvimento e dependência no Brasil: reflexos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município do Rio Grande (RS). Porto Alegre:UFRGS/Faculdade de Administração, Tese doutorado defendida em 2014.

FIGUEIREDO, J. B. de A. F. Prefacio. In: FLEURI; R. M. REINVENTAR O PRESENTE...pois o manha se faz transformado o hoje. Conversar com Paulo Freire. Fortaleza: UFU, 2008.

FIORI, E. M. Prefácio. In: FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 19ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FLEURI; R. M. Reiventar o presente...pois o manha se faz transformado o hoje. Conversar com Paulo Freire. Fortaleza: UFU, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 19ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

___, P. Conscientização – Teoria e Prática da Liberdade, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva, São Paulo: Cortez e Moraes, 1979a.

___, P.; GADOTTI, M.; GUIMARAES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1986.

____, P. Educação e mudança. 16ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979b.

GADOTTI, M. In: FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução: Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979. (16ª edição 1990)

LEFEBVRE, H. A Re-Produção das relações de produção. Porto: Scorpião, 1973. [1ª parte de La survie Du capitalisme].

MACHADO, C. RS. As vicissitudes da construção da qualidade do ensino na política pública de educação no município de Porto Alegre, de 1989 a 1996. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1999.

___, C. RS. Estado, política e gestão na/da educação em Porto Alegre (1989-2004): avanços e limites na produção da democracia sem fim. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 2005.

___, C. RS; SILVA, M. de F. S. da; JOHANNSEN, F. M.; PASCOAL, V. M. R. Agricultura periurbana e extensão universitária:limites e possibilidades no combate à fome e à miséria: uma análise a partir da experiência da universidade federal do rio grande furg nos municipíos de rio grande e são josé do norte (RS). 2014. In: <https://issuu.com/sagi_mds/docs/4_seguran__a_alimentar_e_nutriciona>, acesso em 17.04.2017.

___, C. RS; MORAES, B. Os conflitos como momento de ruptura da hegemonia: Contribuições à sociologia e à educação ambiental a partir de Henri Lefebvre. NORUS – v4, n.6,jul–dez2016,[p.115-136].In: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/issue/view/548/showToc, acesso 20.04.2017.

____; VARELA, Lylieth El proceso educativo en y de los conflictos ambientales: el surgimientos de los actores socioambientales en Uruguay. Trabajo presentado en Reunion de los Antropolos del Mercosur (RAM), noviembre de 2015, Montevideu/Uruguai.

RODRIGUES, E. da S. O mito justificador da injustiça ambiental no extremo sul do brasil: introdução ao estudo dos primeiros 100 anos da cidade do Rio Grande. Rio Grande. Rio Grande:PPGEA/FURG, 2017.

SANDER, Benno. Consenso e Conflito. São Paulo: Cortez, 1984.

TIRIBA, Lia. Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 26, n. 1, 69-94, jan./jun. 2008.In: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10295/9566>, acesso 20.04.20

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Machado, C. R., & Machado, T. F. (2017). O lobo (o opressor) em pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes): Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos processos educativos e produtivos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 60–78. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6893