Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6589Palabras clave:
Universidade, Secretaria de Meio Ambiente, Professores.Resumen
A prática docente e a Educação Ambiental (EA) no ambiente da escola se dão por relações que demonstram a importância do tema ao ser parte do processo formador dos sujeitos, devendo ser gerador de mudanças de comportamento e olhar sobre o meio ambiente. Visando contribuir neste sentido, esta pesquisa busca obter a percepção dos professores de duas escolas do município de Alegrete/RS ampliando o conhecimento acadêmico e empírico através análise da prática escolar cotidiana, seus desafios e suas diferentes formas de inserção. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com cinco professoras de duas escolas da cidade de Alegrete/RS, no ano de 2016. Como debilidades são mencionados problemas estruturais e financeiros das escolas, a falta de formação continuada de professores com temas voltados ao cotidiano escolar inserindo a EA; necessidade de maior interação entre escola e família. Para além dos pontos relatados pelas entrevistadas, observou-se que o tema em geral não é abordado pelo viés transversal, carecendo da perspectiva interdisciplinar e de ações coordenadas. Neste sentido, obteve-se que a Universidade pode assumir uma função muito significativa no planejamento e concretização das ações de EA, articulando saberes e fomentando a interdisciplinaridade. Outrossim, conclui-se que existe a necessidade de um ‘agente coordenador’, sendo o elo que articula as instituições parceiras e transforma os projetos em algo sistêmico, superando o isolamento das ações.Descargas
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