Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a Educação<br>Considerations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education

Autores/as

  • Avelino da Rosa Oliveira Professor titular da Universidade Federal de Pelotas , Brasil.
  • Neiva Afonso Oliveira Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas , Brasil.
  • Letícia Maria Passos Corrêa Professora de Filosofia da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul , Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.6067

Resumen

O artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Avelino da Rosa Oliveira, Professor titular da Universidade Federal de Pelotas , Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2002).

Neiva Afonso Oliveira, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas , Brasil.

Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2004).

Letícia Maria Passos Corrêa, Professora de Filosofia da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul , Brasil.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil(2012).

Publicado

2016-10-14

Cómo citar

Oliveira, A. da R., Oliveira, N. A., & Corrêa, L. M. P. (2016). Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a Educação<br>Considerations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 302–316. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.6067

Número

Sección

Seção Especial (FINALIZADO)