A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo<br>Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary

Autores/as

  • Luciene Cristina Risso UNESP
  • José Tadeu Pascoeto Governo do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953

Palabras clave:

Percepção ambiental, educação ambiental, trilhas interpretativas

Resumen

O presente artigo traz algumas considerações acerca da percepção ambiental e da criação de um roteiro interpretativo como contribuição para o extensionismo e educação ambiental em áreas protegidas, direcionadas para o trabalho com trilhas interpretativas. A metodologia adaptada de Álamo (1991) constituiu-se de quatro fases: pré trilha, realização da trilha com paradas para explicação dialógica; estimulação dos sentidos, ao qual visou-se despertar as capacidades contemplativas e de interiorização das vivências ambientais e por fim, a avaliação do trabalho na trilha e recomendação para os professores continuarem o trabalho do que foi observado em sala de aula. O resultado dessas experiências foi muito positivo. Os visitantes apreciaram a beleza cênica do parque e disseram que as trilhas nas matas proporcionaram lazer e educação.

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Biografía del autor/a

Luciene Cristina Risso, UNESP

Possui graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (1998), Mestrado em Conservação e manejo de recursos pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA, 2001) e Doutorado em Geografia pela UNESP, Rio Claro em 2005, com a tese: Paisagem, Cultura e Desenvolvimento Sustentável: um estudo de caso da comunidade indígena Apurinã na Amazônia Brasileira. Foi bolsista do Programa Especial de Treinamento PET/CAPES durante a graduação (1996 a 1998), FAPESP durante o mestrado (1999 a 2001) e CAPES durante o doutorado (2002 a 2004). Desde 2006 é professora Assistente Doutor (MS3.2) da UNESP, campus de Ourinhos (SP) e está credenciada na Pós Graduação da UNESP, campus de Rio Claro. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ - Estudos de paisagem, cultura e território (GEOPaisagem) criado em 2015 e colabora no grupo Patrimônios do CNPQ. Coordena o projeto de pesquisa da FAPESP 2015/19201-1 credenciado no Programa de Pós-Graduação intitulado Estudo da paisagem: história ambiental, percepções e memórias de rios. Atua na área de Teoria da Paisagem, Biogeografia, Geografia humanística cultural e História Ambiental, nos seguintes temas: Estudos de paisagens culturais; História ambiental, percepções e memórias de paisagens e Educação Ambiental

José Tadeu Pascoeto, Governo do Estado de São Paulo

Licenciado em Geografia. Professor de Geografia da rede pública de ensino do Estado de São Paulo

Publicado

2016-12-09

Cómo citar

Risso, L. C., & Pascoeto, J. T. (2016). A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo<br>Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 249–264. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953

Número

Sección

Artigos