Polifonia da Educação Ambiental Libertária<br>Polyphony of the Libertarian Environmental Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5724Palabras clave:
Anarquismo, Natureza, EducaçãoResumen
O campo da educação ambiental está em expansão e conta com diversas propostas de categorização das correntes teóricas e práticas de modo a auxiliar uma melhor compreensão do que vem sendo constituído. Dentre essas categorias há a de educação ambiental libertária. O artigo parte da compreensão de que a qualificação “libertário(a)” é baseada no princípio anarquista, mesmo que por vezes contenha uma abrangência maior. É realizado um resgate de princípios filosóficos e pedagógicos anarquistas, colocando-os em conexão com a concepção de natureza como inseparável da cultura. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sistematizada sobre a produção científica da educação ambiental nacional em associação ao embasamento anarquista/libertário. É constatado que muito pouco é produzido nesse escopo no Brasil. Múltiplas vozes são ouvidas no sentido de apontar caminhos para a configuração de possibilidades de fortalecimento da educação ambiental libertária como prática cultural e educacional.Descargas
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