Possibilidade de uma Educação Ambiental no Ensino Técnico por um caminho inverso à operacionalização da ciência e ao desenvolvimento sustentável<br>Possibility of an Environmental Education in Technical Education through a reverse way to science operation and sustainable development
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5687Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino Técnico, Dimensão PolíticaResumen
Esse trabalho discute a possibilidade de construção de uma Educação Ambiental, pela perspectiva valorativa, no Ensino Técnico. Tem-se como pressuposto que o ensino está impregnado do atual discurso político hegemônico da Educação para “sociedades sustentáveis” para o “desenvolvimento sustentável”, configurado como a operacionalização da natureza, por intermédio da ciência aplicada às tecnologias de subsídio ao modelo capitalista. Toma-se como referencial teórico a perspectiva de três dimensões: do conhecimento, dos valores e da participação dos cidadãos, de acordo com Carvalho (2006), o qual se fundamenta nas concepções filosóficas de Severino (2001), como possibilidade de diálogo, discussão e reflexão a caminho da ação significativa e enriquecedora do processo educativo.Descargas
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