Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547Palabras clave:
Educação Ambiental, Instituições de Ensino, Política Pública.Resumen
Este artigo trata da educação ambiental no contexto das políticas públicas. Quais os desafios colocados para a implantação da política de educação ambiental no sistema estadual de ensino, educação básica e superior do Paraná, é a questão colocada para esta reflexão. Busca-se analisar aspectos que constituem estes desafios para efetivar a Deliberação Estadual de Educação Ambiental para o Sistema de Ensino do Paraná, como instrumento desta política pública. Indicam-se elementos do atual debate teórico no campo da educação ambiental, tendo como referências autores como Lima (2002), Loureiro (2006) e Layrargues (2012), entre outros. Trata-se do processo de construção da Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná, tendo como eixo estruturante a bacia hidrográfica como espaço geográfico de articulação da educação ambiental formal e não formal. Sistematizam-se informações sobre a elaboração desta Deliberação e encaminhamentos para sua implantação, como política de educação ambiental no âmbito das instituições de ensino, escolas e universidades, considerando-se as dimensões do espaço físico, da gestão institucional e da organização curricular. Considera-se que os desafios nesta implantação estão relacionados à necessidade quanto à decisão política dos gestores públicos, a formação e ao controle social, para que esta política educacional tenha efetividade e êxito na sua gestão.Descargas
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Publicado
2015-12-09
Cómo citar
Rosa, M. A., & Carniatto, I. (2015). Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 339–360. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547
Número
Sección
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)