Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográfica<br>Conceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin

Autores/as

  • Milena dos Santos Silveira Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Nelma Baldin Universidade da Região de Joinville-Univille

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5391

Palabras clave:

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Bacia Hidrográfica.

Resumen

Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação.

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Biografía del autor/a

Milena dos Santos Silveira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mestra em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Bióloga e Professora da Rede Municipal de Ensino de Joinville/SC.

Nelma Baldin, Universidade da Região de Joinville-Univille

Pós-Doutorado em Sustentabilidade na Universidade de Coimbra (Portugal). Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em História pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente e do Curso de Mestrado em Educação da Univille.

Citas

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Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Silveira, M. dos S., & Baldin, N. (2016). Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográfica<br>Conceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 152–170. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5391