Agrotóxicos como questão sociocientífica na Educação CTSA<br>Agrotoxics as Socioscientific Issue in STSE Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5378Palabras clave:
ensino de ciências, questões sociocientíficas, ensino e aprendizagem.Resumen
Considerando a importância econômica do agronegócio e suas desvantagens socioambientais, percebemos a relevância do tema agrotóxicos na educação científica, a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos. Com base no contexto da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e utilizando questões sociocientíficas (QSCs) como estratégia de ensino, esse artigo discute resultados parciais da aplicação de uma Sequência Didática, tendo como núcleo uma QSC sobre agrotóxicos. A análise dos resultados indicou que o tema agrotóxicos possibilita a abordagem de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais do conteúdo científico, permitindo a superação de determinados problemas de abordagens pedagógicas tradicionais. Também destacamos reflexões sobre ética e política, especialmente sobre interesses do mercado nas decisões acerca da adoção dos agrotóxicos. Como perspectivas futuras, ressaltamos o potencial para realizar ações sociopolíticas ao final da aplicação da Sequência DidáticaDescargas
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