A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia

Autores/as

  • Nayara Alves de Sousa Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente- UESC; Ms. em Educação- UFBA; Fisioterapeuta e Profa. Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus Jequié), curso fisioterapia.
  • Milton Ferreira da Silva Junior Prof. Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (campus Itabuna).
  • Sílvia Kimo Costa Dra. Desenvolvimento e Meio Ambiente; Ms. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Arquiteta e Urbanista. Profa. do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (campus Eunápolis)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5072

Palabras clave:

Ecopedagogia. Práticas Ecopedagógicas. Inclusão Escolar

Resumen

O artigo caracteriza as práticas ecopedagógicas relacionadas ao processo de inclusão escolar de crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em três escolas de Vitória da Conquista na Bahia. Sendo uma particular, outra municipal e uma não governamental. A pesquisa é qualitativa, baseia-se Ecopedagogia e nas observações realizadas entre fevereiro de 2012 a junho de 2015 das práticas ecopedagógicas voltadas às crianças com deficiência de 5 a 8 anos. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação e registrados no diário de campo. A análise fundamentou-se teórico-metodologicamente em Gutiérrez e Prado (2008) e Gadotti (2000, 2008, 2010). Os resultados mostraram que as instituições são inclusivas, realizam práticas ecopedagógicas através de projetos ambientais e que mesmo não comprometendo a inclusão das crianças, constataram-se obstáculos a serem sanados.

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Biografía del autor/a

Nayara Alves de Sousa, Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente- UESC; Ms. em Educação- UFBA; Fisioterapeuta e Profa. Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus Jequié), curso fisioterapia.

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente- UESC; Ms. em Educação- UFBA; Fisioterapeuta e Profa. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus Jequié), do curso de fisioterapia.

Milton Ferreira da Silva Junior, Prof. Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (campus Itabuna).

Dr. em Educação- UFBA; Ms. em Sociologia Rural- UFRGS; Engenheiro Agrônomo e Prof. Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (campus Itabuna).

Sílvia Kimo Costa, Dra. Desenvolvimento e Meio Ambiente; Ms. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Arquiteta e Urbanista. Profa. do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (campus Eunápolis)

Dra. Desenvolvimento e Meio Ambiente; Ms. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Arquiteta e Urbanista. Profa. do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (campus Eunápolis).

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Publicado

2015-08-04

Cómo citar

Sousa, N. A. de, Silva Junior, M. F. da, & Costa, S. K. (2015). A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 247–269. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5072

Número

Sección

Artigos