Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista

Autores/as

  • Diego Ferreira Gomes Centro Universitário de Araraquara
  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Betanea Platzer Centro Universitário de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5027

Palabras clave:

Concepções, Escola, Amazônia

Resumen

O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.

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Biografía del autor/a

Diego Ferreira Gomes, Centro Universitário de Araraquara

Biólogo. Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Biólogo, Mestre em Educação Escolar, doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Maria Betanea Platzer, Centro Universitário de Araraquara

Pedagoga. Mestre em Educação Escolar. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

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Publicado

2015-08-04

Cómo citar

Gomes, D. F., Valdanha Neto, D., & Platzer, M. B. (2015). Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 229–246. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5027

Número

Sección

Artigos