Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5027Palabras clave:
Concepções, Escola, AmazôniaResumen
O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1998.
BRASIL. Lei nº 9.985, de I8 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1º, incisos I, II, II e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jul. 2000. Seção 1, p 01 – 06. 2000.
BRASIL. Decreto no. 6.040, de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5p, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.2, de 15 de junho de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012.
CANDIDO, Silvio Eduardo Alvarez. Comunidades ribeirinhas, engenheiros, e conservação da floresta: construção participativa do espaço tecnológico em empreendimentos econômicos solidários na Amazônia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). UFSCar, São Carlos-SP, 2010.
FEARNSIDE, Philip M. Brazil’s Samuel Dam: lessons for hydroeletric development policy and the environment in Amazonia. Environmental Management, v.35, n.1, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999.
IARED, Valéria Ghisloti; et al. Coexistência de diferentes tendencias em análises de concepções de educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.27, n.2, 2011.
LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. O que falam de escola e saber as crianças da área rural? Um desafio da pesquisa de campo. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira (orgs). Infância: fios e desafíos da pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. EPU, 1986.
MARTINS, Eliecília de Fátima; GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar. As Concepções de Natureza nos Livros Didáticos de Ciências. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.04, n.02, 2002.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
RIBEIRO, Antônio Geraldo Alves. Concepções sobre educação ambiental e as contribuições da educação popular. Dissertação (Mestrado em Educação). UNIUBE, Uberaba-MG, 2012.
SANTOS, Raquel Rodrigues dos. O extrativismo de castanha-do-Brasil Bertholletia excelsa (Humbl. & Bonpl.) no rio Madeira, Rondônia: bases para uma gestão ambiental participativa. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais). UFSCar, São Carlos-SP, 2011.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SILVA, Rosana Louro Ferreira; CAMPINA, Nilva Nunes. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental, v.6, n.1, 2011.
VALDANHA NETO, Diógenes. Os filhos do Lago do Cuniã: educação escolar em uma Reserva Extrativista da Amazônia. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). UNESP, Araraquara-SP, 2014.
VALDANHA NETO, Diógenes; KAWASAKI, Clarice Sumi. “Meio Ambiente” é um tema transversal nos documentos curriculares nacionais do ensino fundamental? Camine: caminhos da educação, v.5, n.1, 2013.
VALENTIN, Leirí; SANTANA, Luiz Carlos. Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública. Ciência & Educação, v.16, n.2, 2010.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.