Consumismo infantil: um olhar Bakhtiniano às ideologias veiculadas pela mídia

Autores/as

  • Cristiane Magalhães Bissaco
  • Mariana Nardy
  • Carine Corrêa
  • Patrícia Pereira Bertoli
  • Dagoberto Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5019

Palabras clave:

análise do discurso, Bakhtin, mídia publicitária.

Resumen

O artigo aqui apresentado visa a discutir o cenário global atual, não só sob o prisma de uma crise ambiental, mas de uma crise civilizatória. Assim, nos dispusemos a analisar e compreender dois eventos da publicidade destinada ao público infantil a partir de um olhar crítico para o consumismo implícito em tais campanhas. Desse modo, por meio do conceito de dialogicidade presente nos textos do Círculo de Bakhtin, vamos verificar sua presença no decorrer do texto, apresentando possibilidades de diálogo entre as ideologias impostas e uma formação crítica do ser.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Magalhães Bissaco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Rio Claro e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2010).

Mariana Nardy

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Rio Claro. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) e Graduada em Ciências Biológicas (2010), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carine Corrêa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP- Rio Claro. Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Claretiano - Rio Claro (2013).

Patrícia Pereira Bertoli

Professor adjunto na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Anglo Germânicas (LAG), setor de Inglês. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010).

Dagoberto Buim Arena

Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2013, é professor Adjunto do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Marília - SP.

Citas

ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

ALVES, Anna Karine Gurgel de Castro. Os brinquedos da TV no olhar de crianças dos setores populares. In: SAMPAIO, Inês Silvia Vitorino; CAVALCANTE, Andreia Pinheiro Paiva; ALCÂNTARA, Alessandra Carlos. (Orgs.). Mídia de chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 111-122.

ANDRADE, Carlos. Drummond. Eu, Etiqueta. In: ANDRADE, C. D. Obra poética. Volumes 4-6. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13 ed. Trad. Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plinio Dentzien, Rio de Janeiro: Zahar. 2001. 260 p.

¬______. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros – Rio de Janeiro: Zahar. 2008. 200 p.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin – dialogismo e construção do sentido. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005, p. 87-98.

BRASIL. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. São Paulo: CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, 05 de maio de 1980. Disponível em: <http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php>. Acesso em: 05 fev. de 2015.

BRÜGGER, Paula. Os novos meios de comunicação: uma antítese da educação ambiental? In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 149-184.

CASTRO, Lucia Rabelo de. Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: NAU. 1998

CRIANÇA, a alma do negócio. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. São Paulo: Maria Farinha Produções, 2007. 90 min. Color. Port. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KQQrHH4RrNc. Acesso em: 29 jan. de 2015

DOLLY Verão 2013. Comercial da marca Dolly. 0'30''. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ILLDOUvgYeo>. Acesso em: 29 jan. de 2015.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo – as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.

FORUM GLOBAL. Tratado sobre Consumo e Estilo de Vida. 1992. Disponível em: <http://www.aspan.org.br/tratado_ongs/7-CONSUMO_ESTILO_VIDA.PDF>. Acesso em: 16 fev. 2015.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. 6 ed. São Paulo: Contexto, 1998. 148 p.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2004. p. 25-34.

GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. Palavras e Contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. 2 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

GUEDES, Lizandra; DEPIERI, Adriana. Educação e resistência: relato de experiência. Educação e. Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 311-324, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a07v32n2.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17ª ed. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2008. 352 p.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 185-225.

GALIAZZI, Maria do Carmo; LEITE, Eliane da Silveira Meirelles. Crianças, Consumo e Educação Ambiental: problematizações na sociedade contemporânea. Rev. Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 30, n. 2, p. 204-223, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/4109>. Acesso em: 10 jan. 2015.

LOGAREZZI, Amadeu. Educação ambiental em resíduo: o foco da abordagem. In: CINQUETTI, Heloísa Chalmers Sisla; LOGAREZZI, Amadeu. (orgs). Consumo e Resíduo: fundamentos para o trabalho educativo, 2006, p. 119-144.

LOUREIRO, Robson. Aversão à teoria e indigência da prática: crítica a partir da filosofia de Adorno. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a12v2899.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

McLUHAN, Marshall. Revolução na comunicação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

MELO, José Marqués de. Comunicação social: teoria e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1973.

PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

______. Encontros de Palavras – o outro no discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.

______. No Círculo com Mikhail Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. São Paulo: Cortez Editora, 2005. Resenha de: JACOBI, Pedro. Ambiente & Sociedade, v. 9, n. 1, jan./jun. 2006.

RONDON, Roberto. Os desafios da emancipação no atual momento da educação brasileira. In: LASTORIA, Luiz A. Calmon Nabuco Lastória; COSTA, Belarmino César G. da; PUCCI, Bruno (orgs). Teoria critica, ética e educação. Piracicaba/ Campinas: Editora UNIMESP/ Editora Autores Associados, 2001. p. 217-225.

SÁ, Mariana. Quem precisa de personagem? MILC - movimento infância livre de consumo. Brinquedos e marketing/criança e mídia. Disponível em: <http://milc.net.br/2015/01/quem-precisa-de-personagem/#.VNF_8v50xdh>. Acesso em: 29 jan. 2015.

SAMPAIO, Inês Silvia Vitorino; CAVALCANTE, Andreia Pinheiro Paiva; ALCÂNTARA, Alessandra Carlos (Orgs.). Mídia de chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

SANDÁLIA Infantil Hello Kitty Fica a Dica. Comercial da marca Hello Kitty. 0'30''. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ILLDOUvgYeo>. Acesso em: 29 jan. 2015.

SANTOS, Andréia Mendes dos; GROSSI, Patricia Krieger. Mídia e consumismo: clivagens da violência inviabilizada. São Paulo: Serviço Social e Sociedade, 2005.

SILVESTRI, Kátia Vanessa Tarantini . Ideologia nas discussões de 1927 a 1930: O Freudismo e Marxismo e filosofia da linguagem. In: Palavras e Contrapalavras – Circulando Pensares do Círculo de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 79-88.

SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin – conceitos-chave. 5 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p. 11-36.

THOMPSON, John. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

THOMPSON, John. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.

Publicado

2015-08-04

Cómo citar

Bissaco, C. M., Nardy, M., Corrêa, C., Bertoli, P. P., & Arena, D. B. (2015). Consumismo infantil: um olhar Bakhtiniano às ideologias veiculadas pela mídia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 209–228. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5019

Número

Sección

Artigos