A opinião de professores de ciências e biologia sobre atitudes e Valores em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v19i0.4627Palabras clave:
educação ambiental, cidadania, formação de professores, valores em EA.Resumen
Este estudo foi realizado junto a dezenove professores de ciências e biologia, cuja coleta de dados foi feita por meio de questionário. Ele faz parte de um estudo maior que pesquisa concepções de professores sobre a educação ambiental. Seu objetivo foi realizar um levantamento da opinião destes professores sobre a importância das atitudes e valores no trabalho com EA. Todos os professores consideram que o professor deveria trabalhar atitudes e valores em educação ambiental. Os considerados mais importantes foram: responsabilidade, consciência crítica, defesa da qualidade ambiental, defesa da qualidade de vida do ser humano, ética, respeito aos outros seres humanos, aos animais, às plantas e ao meio abiótico. Entre as questões consideradas menos importantes estão o patriotismo, liberdade, democracia, fraternidade e igualdade.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 8. ed. São Paulo:
Gaia, 2003.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2001.
LOPES, Odete. Coletânea de atividades de educação ambiental. Curitiba: Universidade Livre do Meio Ambiente, 2002.
MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
PENTEADO, Heloísa. Meio ambiente e formação de professores. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época, 38)
REZLER, Meiri Alice; ROSA, Sandra Regina Gimenez; SALVIATTO, Giselle Midori Simizu; SALVI, Rosana Figueiredo. A formação de professores de ciências e biologia para a educação ambiental. Trabalho apresentado no XIII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências. Blumenau, 2006a.
REZLER, Meiri Alice. A formação de professores de ciências e biologia para a educação ambiental. Trabalho apresentado na disciplina de ‘Professor de Ciências e os Modelos de Formação’ do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, 2006b.
SELLTIZ, Claire; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton; COOK, Stuart W. Método de pesquisa nas ciências sociais. 5. reimpr. São Paulo: EPU/EDUSP, 1975.
SILVA, Rita de Cássia da. O professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, Maria Regina. (Org.) Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; 75)
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.