Considerações sobre o conceito de habitação a partir da noção da complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócioambiental

Autores/as

  • Luciana Roso de Arrial Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Humberto Calloni Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v19i0.4601

Palabras clave:

educação ambiental, cultura, complexidade, habitat.

Resumen

Este artigo pontua uma reflexão sobre a necessidade de uma reeducação ambiental através do reencantamento do homem com seu habitat de onde, por vezes esquece, tira a sua sobrevivência humana, priorizando atender as suas necessidades e demandas, seu conforto e proteção; a sua segurança, comunicação e informação, contando com um desenvolvimento tecnológico que se contradiz ao desenvolvimento interno da sua humanidade, em detrimento do meio ambiente. Notadamente, esquece que, para habitar, o homem necessita de um habitat saudável e que, para tanto, é necessário agir com consciência ecológica, com respeito e conhecimento, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade sustentável, partindo da análise da realidade e da percepção de outras alternativas, envolvendo o homem em comunhão com a natureza.

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Biografía del autor/a

Luciana Roso de Arrial, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

1Mestranda em Educação Ambiental – Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – CEP 96201-900 – Rio Grande – Rio Grande do Sul – Brasil

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutor em Educação - Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental

Citas

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Publicado

2014-09-05

Cómo citar

Arrial, L. R. de, & Calloni, H. (2014). Considerações sobre o conceito de habitação a partir da noção da complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócioambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 19. https://doi.org/10.14295/remea.v19i0.4601