O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental

Autores/as

  • Michelle Coelho Salort Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4598

Palabras clave:

Pertencimento. Tecnologia. Ensino da Arte. Educação Ambiental.

Resumen

O sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio, pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, duas áreas que se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais interativos, criativos e cognitivos. Nessa perspectiva, defendemos o uso da tecnologia como uma ferramenta aliada nos processos pedagógicos que propiciam a mudança de conduta dos sujeitos em direção a outras formas de relacionamento com o outro, com o meio ambiente. Apresentamos a proposta de um ambiente virtual de Arte/Educação Ambiental – o AVArte, como alternativa pedagógica para o ensino da Arte e para a efetivação de processos de Educação Ambiental no contexto escolar. O AVArte não se configura apenas como uma ferramenta de inclusão tecnológica. Pretende ser um meio de instigar o desejo de aprender em um ambiente que propicia a convivência em uma cultura digital, despertando o interesse por conhecer o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural do lugar em que vivem os estudantes. A partir da apropriação desse conhecimento poderão ser estabelecidas relações de pertencimento com tais lugares. O AVArte é, pois, um potencializador do desejo, tanto para a concretização de uma educação com mais qualidade, quanto para transformar as relações do sujeito com o outro e com o seu entorno.

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Biografía del autor/a

Michelle Coelho Salort, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutoranda em Educação Ambiental – PPGEA - FURG. Professora na rede municipal de ensino da cidade do Rio Grande/RS. E-mail michelle.tutoria@ gmail.com

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutora em Educação. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde; em Educação; e em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

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Publicado

2014-08-27

Cómo citar

Salort, M. C., & Schmidt, E. B. (2014). O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 69–86. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4598