Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4573Palabras clave:
Meio ambiente. Educação. Desenvolvimento sustentávelResumen
O meio rural por muito tempo foi sinônimo de água limpa, ar puro e alimento saudável. No entanto, com a modernidade o meio rural também passou a vivenciar sérios problemas ambientais. Na busca de minimizar esses problemas a educação passou a ser vista como disseminadora de uma nova conduta ambiental. Dentro desse contexto, esse estudo teve por objetivo analisar a percepção ambiental dos docentes de ensino Fundamental I, das escolas do meio rural do município de Itapetinga/Ba, bem como o seu conhecimento sobre o meio ambiente local e global e quais as suas contribuições e atitudes em relação ao equacionamento dos problemas ambientais. Como instrumento metodológico utilizou-se questionários. A pesquisa identificou que 100% dos professores que atuam nas escolas rurais têm uma boa percepção ambiental local e global e que estão sempre buscando informações sobre a temática, levando, consequentemente, a incorporação curricular da discussão ambiental. Pode-se perceber, também, que um projeto bem sucedido de conscientização e educação ambiental, implantado nas escolas rurais do município, pelos órgãos governamentais, contribuiu decisivamente na formação e percepção dos docentes, que passaram a atuar junto à comunidade escolar de forma interdisciplinar, contextualizada e contínua.Descargas
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Publicado
2014-08-12
Cómo citar
Vianna Rezende, C. N., da Cunha e Silva, S. L., & Silveira, T. C. (2014). Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4573
Número
Sección
Artigos