A educação ambiental como ferramente contra os maus-tratos e o tráfico de animais silvestres

Autores/as

  • Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro Universidade Federal de Brasília - UnB
  • Jair Moraes Tostes Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA
  • Ana Raquel Gomes Faria Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4568

Palabras clave:

Fauna. Centro de Triagem. Tráfico de animais silvestres. Educação ambiental

Resumen

A exploração desordenada de animais silvestres é considerada uma das maiores causas de perda da biodiversidade e por isso se faz necessário a aplicação de medidas complementares educacionais, visando favorecer a mudança de postura pela comunidade em relação à caça, captura, maus-tratos e posse de fauna. Dessa forma, o Projeto CETAS – Educação Ambiental teve como principal objetivo a formação de futuros cidadãos conscientes a respeito da importância da fauna silvestre e o esclarecimento quanto aos prejuízos sócioambientais atrelados às questões da posse irresponsável, do comércio ilegal e dos maus-tratos aos animais. O público alvo do trabalho foram 970 crianças com idade entre 10 a 12 anos de 6 escolas particulares do Distrito Federal. Foram produzidos 610 desenhos a respeito da palestra ministrada nas instituições de ensino. As crianças demonstraram, em geral, um claro entendimento e conscientização a respeito da problemática abordada por meio de suas representações e citações textuais. Além disso, foi diagnosticado uma clara ligação entre o comércio ilegal e, preferencialmente o táxon das aves, o que confirma os números reais de tal atividade ilícita no Brasil. Percebeu-se ainda uma média freqüência de representações de espécimes silvestres exóticos e domésticos, demonstrando uma clara deficiência no ensino e valorização da fauna nativa dentre os livros didáticos, meios de comunicação e práticas pedagógicas. Medidas pontuais, contudo, não são suficientes para modificar a situação atual. Percebe-se uma clara necessidade de incentivo às campanhas de educação formal e informal que abordem o tema fauna, de modo a desfazer uma cultura de posse e domínio sobre os animais silvestres enraizada na cultura dos cidadãos brasileiros.

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Biografía del autor/a

Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro, Universidade Federal de Brasília - UnB

Licenciada em Biologia e aluna de graduação em Engenharia Florestal, Universidade de Brasília-UnB

Jair Moraes Tostes, Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Msc. Medicina Veterinária, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Ana Raquel Gomes Faria, Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Msc. Zootecnia, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Publicado

2014-08-12

Cómo citar

de Almeida Carneiro, L. R., Tostes, J. M., & Faria, A. R. G. (2014). A educação ambiental como ferramente contra os maus-tratos e o tráfico de animais silvestres. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4568