Formação de comunicadores comunitários: experiências da bacia hidrográfica do Paraná 3, PR
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4448Palabras clave:
Educação Ambiental, Educomunicação, Comunicadores Comunitários.Resumen
O Projeto de Formação de Comunicadores Comunitários desenvolvido na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), área geográfica de atuação do Programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional, tem por objetivo aproximar conteúdos e ações da educação ambiental com a comunicação educativa, possibilitando o diálogo e a formação continuada no contexto socioambiental do CAB. As ações foram realizadas em 2012, por meio do Projeto Web Rádio Água (WRA) mediante parceria entre o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) com o apoio do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e Itaipu Binacional. O Projeto desenvolveu 12 oficinas em 2012, divididas em 02 temas específicos - Educação Ambiental e Comunicação Comunitária - tendo como meta a formação de 90 comunicadores comunitários da BP3. As oficinas foram realizadas, portanto, em 04 módulos nos três núcleos do Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA) da Itaipu Binacional – Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon – resultando na formação de 83 comunicadores comunitários de 28 municípios. Assim, acredita-se que o processo de educomunicação na BP3 é de grande relevância para o fortalecimento do Programa de Educação Ambiental, pois possibilita o empoderamento dos atores sociais para elaborar e difundir informação educativa, permeando as ações do Programa Cultivando Água Boa.Descargas
Citas
ARRUDA FILHO, Norman de Paula et.al. Estudo de Caso Programa Cultivando Água Boa; resultados, modelo de gestão e o seu papel como referência mundial. 1.ed. Curitiba: ISAE, p. 50-57, 2012.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental. Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação. Organização: Francisco de Assis Morais da Costa. Brasília: MMA, 2008.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa / [organizado por]. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf> Acesso em 23 set. 2013.
ITAIPU BINACIONAL. A CARTA DA TERRA. (Valores e Princípios para um Futuro Sustentável). Cadernos de Educação Ambiental. Série Documentos Planetários – Volume 1, Foz do Iguaçu, PR, 2004.
ITAIPU BINACIONAL. TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global). Cadernos de Educação Ambiental. Série Documentos Planetários – Volume 2, Foz do Iguaçu, PR, 2004.
LIMA, Grácia Lopes; MELO, Teresa. Educomunicação e Meio Ambiente. Brasília: Educambiental, 2008. Disponível em: <http://educambiental.wordpress.com/2008/09/08/educomunicacao-ambiental> Acesso em 26 nov. 2012.
TASSARA, Eda. Dicionário Socioambiental: idéias, definições e conceitos. São Paulo: FAART, 2008.
TRAJBER, Rachel. Educomunicação para coletivos educadores. Encontros e caminhos: formação de educadoras (ES) ambientais e coletivos educadores/ Luiz Antonio Ferraro Júnior, Organizador. – Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.