Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica

Autores/as

  • Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues UEL
  • Marcela Teixeira Godoy UEL
  • Carlos Eduardo Laburu UEL

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4428

Palabras clave:

ensino de biologia, educação ambiental, ética biocêntrica.

Resumen

O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas.

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Biografía del autor/a

Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, UEL

Doutoranda do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Londrina – PR.

Marcela Teixeira Godoy, UEL

Bolsista do CNPq – Brasil. Doutoranda do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Londrina -PR.

Carlos Eduardo Laburu, UEL

Prof. Doutor, pesquisador do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Londrina – PR.

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Publicado

2014-05-23

Cómo citar

Rodrigues, A. R. F., Godoy, M. T., & Laburu, C. E. (2014). Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16–28. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4428

Número

Sección

Artigos