Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4428Palabras clave:
ensino de biologia, educação ambiental, ética biocêntrica.Resumen
O presente texto discute a articulação entre o ensino de Biologia a Educação ambiental e a ética biocêntrica. A partir da problemática que questiona se a abordagem relacional dos conteúdos de ecologia embasados na ética biocêntrica podem contribuir para a formação ambiental de alunos e alunas, estabelecemos como objetivos identificar e registrar a visão dos alunos e alunas sobre situações de maus tratos aos animais na comunidade de entorno; analisar as percepções de alunos e alunos acerca da experiência vivenciada na produção de materiais sobre seu ambiente próximo no que diz respeito às relações com os animais. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de uma intervenção didática junto a um grupo de sessenta e sete alunos de terceiro ano do Ensino Médio, que visava sensibilizar e discutir com os mesmos as formas de relação dos seres humanos com os animais a partir de uma abordagem relacional dos conteúdos de Biologia com uma educação ambiental pautada na ética biocêntrica, para instrumentaliza-los a olhar para seu ambiente próximo e verificar como se dão essas relações. A maioria dos alunos e alunas ampliou sua visão quanto a essas formas de relação, olhando criticamente para seu entorno e registrando de diferentes formas as suas percepções. Consideramos que a abordagem relacional proposta na intervenção didática favorece a formação de uma visão mais complexa pelos alunos e alunas.Descargas
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