UM DESPERTAR PARA O SONHAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POTENCIALIZADORA DO SONHO, DA ESPERANÇA E DA IMAGINAÇÃO CRIADORA

Autores/as

  • Caroline Terra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4007

Palabras clave:

educação ambiental, sonho diurno, esperança.

Resumen

Este artigo destaca a relevância da construção de espaços educativos que potencializem as capacidades imaginativas, criadoras e sonhadoras dos educandos. Destaca-se como eixo de discussão deste trabalho a construção do sentido do sonho e da esperança na existência do ser humano, tendo como instrumental teórico os escritos de Paulo Freire, Gaston Bachelard e Ernst Bloch. Neste artigo, portanto, será enfocado o diálogo entre os autores citados, englobando a construção do significado dos sonhos possíveis, de acordo com Freire, utopia concreta, como trabalha Bloch ou devaneio poético, como expressa Bachelard. Estes constituem uma referência na minha concepção de sonho e de reflexão sobre uma Educação Ambiental libertadora, voltada para a construção da esperança.

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Biografía del autor/a

Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande, Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação Ambiental pela mesma instituição. Grupos de pesquisa: Educação Ambiental Não-Formal e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica (NUPEEO).

Citas

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Publicado

2013-10-12

Cómo citar

Oliveira, C. T. de. (2013). UM DESPERTAR PARA O SONHAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POTENCIALIZADORA DO SONHO, DA ESPERANÇA E DA IMAGINAÇÃO CRIADORA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4007