EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966Palabras clave:
educação ambiental, percepção ambiental, unidades de conservação, pesquisa-ação, processo participativo.Resumen
O presente trabalho foi realizado no entorno Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e tem como objetivo diagnosticar as percepções ambientais e expectativas dos moradores com relação ao Parque e, a partir dos resultados desse diagnóstico, implantar um projeto de educação ambiental baseado na interlocução de diversos atores sociais buscando a melhoria da qualidade socioambiental da região. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação formou-se um conselho com participantes da comunidade e representantes do Poder Público Estadual e Municipal. Os resultados da percepção ambiental identificaram problemas que foram tratados como temas geradores no processo educativo, caracterizado como um processo que ampliou o conhecimento da comunidade sobre a área, capacitou-a para o exercício da cidadania e executou algumas intervenções que promoveram a melhoria da qualidade de vida na região.Descargas
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Publicado
2013-09-30
Cómo citar
Cerati, T. M., & Souza, A. Q. de. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966
Número
Sección
Artigos