SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO

Autores/as

  • Vitória Regina Casagrande Viel Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3964

Palabras clave:

Sustentabilidade, Governamentalidade, Capitalismo Contemporâneo.

Resumen

Na atualidade, a temática ambiental tem seu espaço ampliado para além do âmbito da Educação, onde vários setores e instituições assumem esse desafio, de modo que, até mesmo instituições financeiras estão engajadas nas demandas advindas da referida temática e, na mídia, apresentam campanhas publicitárias com base no desafio da preservação do ambiente e da sustentabilidade. Este texto constitui-se como um pequeno recorte de uma pesquisa de Mestrado que toma como objetivo analisar os Programas de Responsabilidade Socioambientais como marketing das instituições financeiras, utilizando como exemplar o Banco Real. O texto procura mostrar os modos pelos quais as estratégias e marketing do Banco Real, ao tomarem a sustentabilidade como recurso, operam na condução das condutas de seus públicos e podem ser lidas enquanto ações micropolíticas de governamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitória Regina Casagrande Viel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Bióloga. Licenciada em Biologia. Especialista em Educação Ambiental. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Licenciado em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Bolsista da Capes.

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Viel, V. R. C., & Silva, R. R. D. da. (2013). SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3964