A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Luciana Barbosa da Silva Vega Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3960

Palabras clave:

Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização

Resumen

O presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano.

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Biografía del autor/a

Luciana Barbosa da Silva Vega, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais – Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestranda em Educação Ambiental/MEA do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG– CEP 96201-900 – Rio Grande – Rio Grande do Sul

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professo

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Vega, L. B. da S. (2013). A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3960